Inicial

 

Pólo de Inovação Tecnológica -  gerando tecnologias para o desenvolvimento das regiões da produção, nordeste e alto da serra do botucaraí

Seja bem-vindo ao site do Pólo de Inovação Tecnológica das regiões da Produção, Nordeste e Alto da Serra do Botucaraí, que tem como unidade gestora a Universidade de Passo Fundo. O Pólo de Inovação Tecnológica está ligado ao Programa de Pólos Tecnológicos da Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado do Rio Grande do Sul e tem como objetivo promover o desenvolvimento regional, através da geração de tecnologias e/ou processos inovadores que possibilitem uma inserção competitiva das economias locais em ambientes mais amplos de mercado, consolidando um desenvolvimento que se quer viável, socialmente justo, ecologicamente sustentável e regionalmente equilibrado.

Os projetos do PIT produção congregam as seguintes unidades acadêmicas e centros: Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEAR), Faculdade de Economia, Administração e Contábeis (FEAC), Faculdade de Educação (FAED), Instituto de Ciências Humanas e Geociências (ICEG), Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Centro de Ensino e Pesquisa em Alimentação (Cepa) e Centro de Extensão e Pesquisa em Agropecuária (Cepagro). Mais de 70 pessoas estão envolvidas diretamente com os projetos PITprodução, entre professores/pesquisadores, alunos da pós-graduação, graduação e funcionários. Inúmeros equipamentos presentes nos laboratórios da UPF em função do apoio da SC&T/RS, os quais servem de suporte para a geração de novas tecnologias. Também cabe destacar o importante papel de difusão das tecnologias geradas nos diversos projetos que são repassados através de dias de campo e visitações de produtores e técnicos. A maioria dos projetos tem com parceiro a Emater/RS.

Os projetos do Pólo Nordeste e Alto da Serra do Botucaraí são mais recentes em função de serem pólos novos. No Pólo Nordeste há dois projetos em execução – um no meio ambiente e outro na cadeia de produção do leite,  e um terceiro a espera da liberação de recursos. Na região do Alto da Serra do Botucaraí há um projeto em execução na área de plantas medicinais e outro a espera de liberação de recursos.

As áreas de atuação, são:

 

  • Produção: Agropecuária, Agroindústria e Metal-Mecânica.
  • Nordeste: Agropecuária, Agroindústria, Meio-Ambiente e Transformação.
  • Botucaraí: Agropecuária, Agroindústria, Meio-Ambiente e Transformação.